novo
Abramt

Avisos

veja todos
  • 08/10/2019
    Será realizado pela ABRAMT o Curso de Exame Físico Ortopédico, nos dias 02 e 03 de novembro. Saiba ...

NOTÍCIAS

voltar

17/11/2021

Terceirização no setor elétrico é foco de artigo publicado na RBSO


Pesquisadores analisam os impactos da terceirização na precarização do trabalho e na segurança dos trabalhadores do setor de distribuição de energia elétrica. Artigo de pesquisa está na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO).

O estudo avaliou 58 processos judiciais trabalhistas, entrevistou sete eletricistas de empresas terceirizadas e apurou um caso de acidente fatal, com base em análise documental da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), do laudo do então Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Constatou-se que fatores como jornada de trabalho extensa, baixos salários, más condições de trabalho, equipes reduzidas e falta de supervisão são importantes para caracterizar a precariedade que coloca em risco a integridade física e mental dos trabalhadores terceirizados.

Também se observou que, apesar da periculosidade desse tipo de atividade, não se pratica o direito reservado a todo assalariado de se recusar a fazer um trabalho que coloque a sua vida em risco.

Saiba mais

Leia o artigo de pesquisa “Precarização e acidentes de trabalho: os riscos da terceirização no setor elétrico” acessando o link.

Fonte: Fundacentro




Copyright 2021 - Gigapix Estúdio Multimídia Todos os direitos reservados abramt.org.br