novo
Abramt

Avisos

veja todos
  • 17/11/2016
    Resultado do Congresso de Foz do Iguaçu/2016 e informações sobre o Resultado ...
    17/11/2016
    Congresso ICOH 2018, mais informações: ...
    11/11/2016
    XV Fórum Presença ANAMT: inscrições pela internet encerradas Esta quinta-feira (10) foi ...

NOTÍCIAS

voltar

14/11/2017

Livro aborda desafios éticos contemporâneos da Medicina do Trabalho


Em um cenário em que as instituições perdem cada vez mais relevância e muitos valores estabelecidos pela sociedade são questionados, o debate sobre a ética no cotidiano profissional torna-se fundamental.  Saber o que fazer em situações delicadas é um desafio que profissionais da saúde enfrentam diariamente e o livro “Questões Éticas na Prática da Medicina do Trabalho” tenta respondê-lo a partir de uma análise cuidadosa da literatura médica. A publicação da ANAMT será lançada no Fórum Presença nesta quarta-feira e já está disponível para download.

O livro aborda vários temas relacionados à ética, como o estabelecimento de códigos profissionais, sigilo médico, direitos individuais, dilemas éticos vividos pelos Médicos do Trabalho, assim como os papéis e responsabilidades destes profissionais perante a sociedade. Para responder a essas e outras perguntas, os autores revisitam a história da Medicina por meio de Hipócrates e o histórico da Medicina do Trabalho no Brasil.

A obra foi organizada pela Dra. Marcia Bandini, presidente da ANAMT e docente da área de Saúde do Trabalhador na Unicamp, Dr. Mario Bonciani, presidente da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) e ex-diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho, e Dr. Paulo Rebello, vice-presidente nacional da ANAMT e doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP.

O livro também contou com a participação de revisores que analisaram e contribuíram para esse trabalho. Integram esta equipe Carlos Michaelis, advogado e coordenador da Comissão de Direito Médico da OAB/SP, Edenilza Mendes, médica auditora fiscal aposentada do Ministério do Trabalho, Flávio César de Sá, doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e pós-doutorado em Bioética Clínica na Universidade Cornell, Rosa Amélia Dantas, doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e professora da Universidade Federal de Sergipe, e Sérgio Roberto de Lucca, doutor em Ciências Médicas pela Unicamp e professor da mesma instituição.




Copyright 2017 - Gigapix Estúdio Multimídia Todos os direitos reservados abramt.org.br